Explicação dos Símbolos
ÁCIDO HIALURÔNICO
O ácido hialurônico é capaz de se ligar aproximadamente 6000 vezes mais água que seu próprio peso. Por isso, é acima de tudo adequado para o uso contra os sinais visíveis do envelhecimento como rugas. Mesmo que a maior parte do ácido hialurônico em nosso corpo seja encontrada na pele, onde mantém as células unidas, ela está presente em quase toda parte do corpo.
Desde os 25 anos, a produção do próprio corpo de ácido hialurônico diminui. Aos 60 anos, apenas cerca de 10% da quantidade inicial de ácido hialurônico ainda é encontrada. O ácido hialurônico (alto molecular) hidrata intensamente a pele e a protege contra a secura. O ácido super hialurônico (baixa molecular) promete uma capacidade ótima de ligação à água na epiderme. As linhas de secura são visivelmente diminuídas, deixando a pele macia e suave. Devido às suas propriedades hidratantes e de ligação à umidade, o ácido hialurônico faz a pele parecer clara, rechonchuda e radiante.
SEM PEGS
Os polietileno glicóis - PEG - são compostos químicos que combinam efetivamente lipídios e umidade. São emulsificantes com uma formulação agradável. No INCI, eles são normalmente encontrados como a abreviação PEG e um número. Laureth Sulfate de sódio também pertence ao grupo PEG. Um exemplo típico é o Laureth-9, frequentemente utilizado em cosméticos como emulsificante e em dermatologia como anestésico local. O PEG é usado em cosméticos como excipientes de superfície ativa. Dependendo de sua composição, eles servem como solubilizadores, emulsificantes, surfactantes, agentes de reposição de lipídios e de manutenção da umidade. O PEG melhora a capacidade de penetração, isto é, a pele se torna mais permeável aos ingredientes, mas como conseqüência também para possíveis substâncias tóxicas. Portanto, o uso do PEG é discutido controversamente.
SEM PARABENS
Parabens são conservantes. Os parabenos (isobutil parabenos, etil parabenos, metil parabenos, propil parabenos, butil parabenos) são utilizados em cosméticos há muitos anos e os protegem eficientemente contra germes. No entanto, eles são suspeitos de causar alergias. Principalmente, os parabenos são listados como ingredientes em cosméticos na lista positiva, o que significa que sua utilização é permitida. A pele sensível pode, no entanto, reagir com intolerâncias. Portanto, eles foram substituídos frequentemente nos últimos anos por outras substâncias com propriedades antimicrobianas preservantes. Fator crítico adicional: A estrutura dos parabenos é muito semelhante ao hormônio sexual feminino estrogênio, eles são absorvidos pela pele e suspeita-se que eles perturbem o equilíbrio hormonal. O escritório alemão de avaliação de riscos ressalta que, devido à quantidade máxima acrítica usada, não há provas suficientes para um risco à saúde.